Meu espaço

Aqui nada acontece (às vezes)

“Street Fighters” em Yu Yu Hakusho

If you want to read this text in English, read the page 2 of this post!

Ontem à noite pedi ao meu irmão que me emprestasse alguns CDs que ele tem com episódios de Yu Yu Hakusho para que eu pudesse assistí-los. Gosto muito desse desenho. A primeira vez que vi todos os seus episódios foi nos tempos em que ele era exibido na Rede Manchete, na década de 1990. Depois disso voltei a revê-los quando meu irmão comprou um montante de dez CDs com episódios gravados da televisão em VHS, digitalizados no formato RealMedia, em 2004. Começo agora a assistir todos os episódios novamente, com o mesmo ou talvez maior apreço que das outras vezes.

Assisti a doze episódios, e num deles um detalhe curioso me chamou a atenção. É dele que vim escrever sobre, e apesar de tê-lo visto antes, só agora é que notei esse detalhe (pelo menos ao que me lembro).

No nono episódio, chamado de O Sucessor no Brasil (originalmente 幻海の継承者トーナメント開始, que seria “O torneio do sucessor de Genkai começa”), há a aparição de personagens que são muito parecidos (isso se não forem eles mesmos) com alguns lutadores dos jogos Street Fighter e Street Fighter II: The World Warrior.

Após uma rápida procura em sites de busca, logo vi que não fui o único a notar tal detalhe. No sítio da Wikia de Yu Yu Hakushouma seção com o nome “Referências”, onde a primeira delas é justamente essa aparição dos lutadores no desenho animado. Há diversos fóruns em que esse assunto é comentado, mas o mais curioso é ver alguns comentários totalmente distorcidos sobre o fato. Alguns desses comentários, por exemplo, citam a aparição de personagens que nem mesmo aparecem nas cenas. Um dos que vi chegou a citar a aparição de um personagem no mangá, e conferindo o depoimento, vi que era mentira. Sendo assim, vi também que as pessoas gostam de vangloriar-se, mesmo desconhecendo o assunto.

Bem, sem mais delongas, verifiquemos as imagens.

Ryu e Retsu
Em minha opinião, Togashi nem queria fazer alguma referência aqui, mas o monge à direita lembra Retsu, de Street Fighter (se bem que quase todo monge budista/xintoísta se veste dessa maneira).

Yusuke e Kuwabara, com Zangief ao fundo
Essa sem dúvida foi uma referência a Street Fighter II. Pode-se ver claramente que o homem no centro da imagem lembra Zangief, sem pelos no peito, e com uma grande cicatriz nele.

Yusuke com Dhalsim ao fundo
Outra referência a Street Fighter II. Ao lado direito da imagem vemos um homem parecido com Dhalsim.

Yusuke, Kuwabara e E. Honda(?)
Aqui, à esquerda da imagem, aparece um lutador de sumô, que dizem ser E. Honda, mas sinceramente pode ser qualquer lutador. Não há uma referência clara aqui.

Chun-Li(?)
Aqui, bem no centro da imagem, há uma pessoa vestida de azul com dois coques no alto da cabeça, que lembram a personagem Chun-Li.

Ryu e Guile(?)
E por último, à esquerda da imagem, é possível vermos um personagem com uma vestimenta parecida com a de Ryu. Dizem também que ao lado dele há um homem com o cabelo parecido com o de Guile.

E é isso. No texto da Wikia que citei diz também que estão ali Ken, que sinceramente não vi, e T. Hawk, que se for a pessoa que estou pensando, nem cheguei a mostrá-la aqui pois nada tem a ver com ele.

Se quiserem ver mais curiosidades sobre o desenho, sugiro que visitem a seção de curiosidades do site Yu Yu Leiko Network. Com licença, agora vou continuar a ver o desenho. Até logo.

Anúncios

Páginas: 1 2

28 de janeiro de 2012 - Posted by | Vida | ,

5 Comentários »

  1. Meu amigo eu me lembro desse episódio.Se me recordo Akuma aparece também no anime.

    Comentário por Dr.Destino | 1 de novembro de 2012 | Responder

    • Olá, Dr. Destino! Obrigado por comentar.

      Com toda a certeza posso dizer que você está enganado quanto a aparição do Akuma no anime. A resposta é simples: o episódio que aqui citei foi exibido originalmente em 5 de dezembro de 1992, e a primeira aparição de Akuma foi em Super Street Fighter II Turbo, que foi lançado em 23 de fevereiro de 1994. Sendo assim, seria impossível uma aparição dele no anime!
      Além disso, obviamente, eu assisti ao episódio, e se o mesmo tivesse aparecido, o teria citado.

      Comentário por E. Shiroma | 3 de dezembro de 2012 | Responder

  2. Cara lembrei agora desse episodio,olha o unico que digo que nao tem nada haver foi o ryu fora a vestimenta o rosto nao lembra em nada kk mas enfim bom post

    Comentário por BrUnInHo | 9 de dezembro de 2012 | Responder

    • Olá, BrUnInHo! Fico contente que tenha gostado do texto.

      O autor do desenho nem poderia desenhar exatamente os personagens de Street Fighter como são, pois correria o risco de ser processado por uso indevido de imagem, então desenhou pessoas parecidas. Mas foi legal a “homenagem”, não foi?

      Comentário por E. Shiroma | 15 de dezembro de 2012 | Responder

  3. boa noite vi um comentario seu em um site de yuyu hakusho, vendo dvds e tenho os episodios completos com audio da rede manchete imagem 960p veja no meu site da olx, sao 6 dvds em portugues 35 reais ja com frete para qualquer lugar do brasil.
    site dos dvds yuyu hakusho na olx.

    http://montecarmelo.olx.com.br/yuyu-hakusho-o-detetive-espiritual-yusuke-e-suas-batalhas-dublado-iid-626812081

    http://www.olx.com.br/userlistings/Edivaldo17289

    Comentário por Edivaldo | 11 de maio de 2014 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: